Como regar uma orquídea – Não deixe ela morrer

Como regar uma Orquídea? Essa é uma pergunta fundamental para quem quer ter esse tipo de flor em casa. Afinal, pode parecer uma tarefa simples, mas não é esse exatamente o caso.

Muitas pessoas fazem coisas erradas e acabam matando a flor por engano, e outras têm medo de regar por isso.

A planta pode até morrer por motivos corriqueiros.😰

As pessoas que ainda não sabem como cuidar de orquídeas e acabam fazendo regando de maneira errada. Esse pode ter sido o seu caso até agora, mas como você chegou aqui, suas dúvidas serão resolvidas. Basta ler o artigo até o final

Iremos explicar algumas dúvidas simples, mas úteis, sobre como regar a sua orquídea. Além de responder algumas outras dúvidas que podem esclarecer muitas coisas para você.

Mas lembre-se, a orquídea é uma planta simples, mas delicada, que precisa de uma boa dose de atenção.

Como regar uma orquídea


Como regar uma orquídea


A primeira e mais importante informação é: o excesso de água, mata a planta. Saiba que a água nos vasos de orquídeas funciona semelhante à água nas roupas estendida no varal. Pode parecer uma comparação sem sentido, mas saiba que tem tudo a ver com o nosso caso.

Como a roupa estendida tende a secar bem mais rápido em dias muito quentes e secos, ela leva muito mais tempo em dias frios e chuvosos. Essa lógica é fundamental para decidir a quantidade e frequência de rega nas orquídeas.

O tempo de secagem também pode depender do porte que a sua orquídea possui. Quanto maior a flor, mais água ela vai precisar, mas cuidado para não exagerar. O substrato para a flor também segue a mesma regra, geralmente, quanto maior a flor, mais substrato.

Enfim, com essas informações, concluímos que a orquídea vai precisar de água, na freqüência e na medida certa. Ela poderá secar completamente em um único dia, ou levar uma semana ou mais. Tudo depende do tipo e quantidade de substrato, assim como a temperatura e umidade do ar.

Difícil de entender como regar uma orquídea? Sabemos, muito bem, mas não se preocupe, iremos deixar tudo mais fácil agora. Iremos te passar as informações úteis, e não essas informações complicadas. Então, pegue caneta e papel e anote as informações que você precisa.

Orquídea amarela

Quando regar


Se formos levar as condições gerais aqui do Brasil, as orquídeas podem exigir uma vez a cada 4 dias para a rega. Claro, isso não é uma regra, afinal, o clima aqui no nosso país é muito diverso. Então, não leve muito em consideração.

Em vez disso, tente um método mais eficiente e mais assertivo. Basta colocar o dedo a 2 cm de profundidade no substrato. Depois de colocar, verifique o seu resultado, se o dedo conseguiu sentir umidade, essa é a evidência para não regar.

Você pode usar um palito de sorvete no caso de não se sentir confortável para colocar o dedo no substrato. O método, é o mesmo, se tiver umidade, não regue. Enfim, com esse método você irá conseguir identificar o melhor momento para regar a sua planta.

Quantidade de água


Depois de verificar o momento certo para regar, agora está na hora do prazer de regar sua plantinha.
E nessa hora, não precisa de cuidados demais ou preocupações, basta regar abundantemente.

E aproveitar o momento é uma dica interessante. Afinal, mais água ficará armazenada no substrato e raízes conforme mais tempo você passa na rega, só não exagere. E para não exagerar, tente regar até que a água dos vasos comece a escorrer através dos drenos do vaso.

Dicas gerais


Aqui vão algumas dicas interessantes para você saber como regar uma orquídea. Mas é importante destacar que as informações mais importantes você já sabe. Então, tente seguir as informações anteriores e sua orquídea será feliz.

Primeiramente, você está em dúvida de colocar ou não o prato de plantas? Lembre-se, os pratos de plantas servem para manter a sua casa limpa. Eles são usados para evitar que o excesso de água não escorra no piso ou sobre os móveis.

Não tente regar sua planta através dele, isso não irá funcionar. Mas enfim, é sempre bom utilizar para evitar a sujeira, mas a água acumulada no prato é um perigo. Ela irá prejudicar a planta, além de ser um potencial criadouro para o mosquito da dengue.

Tente regar pela manhã, assim a água respingada nas folhas, flores e bulbos irão ter tempo para secar. Além disso, pode usar tranquilamente a água da torneira. O cloro não irá ter nenhum efeito na planta.

Orquídea plantada no solo


Dúvidas esclarecidas?

Com estas dicas você pode ter certeza que sua orquídea vai ficar linda e vistosa por muito tempo. Mas lembre-se de colocar o substrato na quantidade certa para sua plante ter um bom crescimento e floração.

Enfim, com estas dicas esperamos que sua pergunta “Como regar uma orquídea?” seja esclarecida...

Como bônus para você vou deixar este vídeo do nosso canal onde explico como regar a sua orquídea plantada em tronco. É só dar um play e assistir.



Tenho um convite para você


Se você quer ter as mais lindas orquídeas em sua casa, aquelas orquídeas que impressionam e fazem inveja a qualquer pessoa, eu convido você a conhecer o projeto Como Fazer a Sua Orquídea Florir.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais detalhes.

Imagem - Como ter orquídeas floridas o ano todo


Eu vou ficando por aqui espero que tenha gostado das nossas dicas... Até a próxima😘.



Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem