Como cuidar de orquideas em vasos - Dicas completas


As orquideas são verdadeiras paixões à primeira vista. Por isso é comum se encantar e querer levar uma pra casa. E normalmente uma orquídea é vendida em um vaso, e com isso é comum você querer saber como cuidar de orquideas em vasos.

Existem ainda casos de receber esses presentes como forma de carinho de pessoas que gostam da gente. Por isso aprender como cuidar e plantar orquideas em vasos é fundamental para ter o melhor delas.💓

As orquídeas são plantas que possuem diversas espécies. Cada uma delas exige alguns cuidados especiais. Por isso é importante saber qual é a espécie de orquídea que você possui. 

Para termos uma noção até mesmo a questão de temperatura varia o cuidado de espécie em espécie. Por isso vale a pena estudar mais sobre a sua.

Esse é o básico para aprender como cuidar e plantar orquídeas em vasos. Outro ponto chave para aprender é dividir informações. Com a grande comunidade de orquidófilos que existe no mundo fica fácil de trocar experiencias. Essas informações podem te ajudar muito principalmente no começo.

Orquídea em um vaso de vidro com água

Como escolher o vaso


Antes de aprender como cuidar e plantar orquídeas em vasos.  Primeiramente é relevante entender quais são os tipos de vasos que possuem. Além disso entender suas principais vantagens e desvantagens um para o outro é fundamental. Ter essa escolha logo no começo pode prevenir diversos problemas.

Os tipos mais comuns de vasos para plantar orquídeas são:

Vasos de barros com furos
Vasos de plástico
Cachepot
Vaso de fibra de coco

Para cada tipo de vaso existe um benefício. Os vasos de plástico são mais fácil de serem encontrados além de ter um custo muito baixo comparado aos outros. Mas ao mesmo tempo são mais frágeis e aumentam a retenção de umidade. Os vasos de fibra de coco são ótimos vasos, porém a cola usada para confecção são tóxicas.

Por isso é mais difícil encontrar um tipo que não use essa substância nociva a suas orquídeas. Para entender como cuidar e plantar orquídeas em vasos,  é bom começar com um vaso que não dê tanto problema. O mais recomendado é o vaso de barro ou de cerâmica, capaz de uma drenagem melhor e liberação das raízes.

Orquídeas em vasos suspensos


Outros cuidados com os vasos de orquídeas


Além da escolha do recipiente para entender como cuidar e plantar orquídeas em vasos é o primeiro passo. Os passos seguintes são entender alguns outros cuidados para equilibrar os pontos vitais na orquídea. Por exemplo ter vasos que sejam um pouco maiores que as orquídeas é fundamental.

Vasos que são muito maiores que as plantas podem ter uma retenção maior de água. Fazendo com que a orquídea possa apodrecer ou até mesmo impedir a orquídea de se desenvolver completamente. Por isso outra boa dica é colocar algum tipo de material no fundo dos vasos. Tudo para ajudar na absorção da umidade.

Colocar substratos nos vasos


Os substratos são importantes para aprender como cuidar e plantar orquídeas em vasos.  Eles trazem benefícios como sustentar a estrutura das plantas, além disso conseguem melhorar a absorção de nutrientes das orquídeas. Os principais substratos para as plantas, que são mais recomendados por especialistas são:

Fibra de coco
Carvão
Madeiras nobres


É importante que tenha substratos suficientes para o vaso. Geralmente você pode colocar até o limite do vaso. É interessante notar que a qualidade do substrato também influencia no crescimento e desenvolvido da planta. Por isso evite abafar as raízes preferindo produtos mais aerados que impeçam o apodrecimento das raízes.

Escolhendo lugares para colocar


Uma das dúvidas mais frequentes é quanto ao local para colocar as suas orquídeas. Os principais pontos para aprender como cuidar e plantar orquídeas em vasos escolhendo o local adequado. Em primeiro lugar saber a espécie da planta, algumas você pode colocar mais tempo no sol e outras em momento nenhum.

Por isso vale a pena estudar qual a sua espécie antes de decidir. Mas por via de regra nunca coloque a sua orquídea em contato direto com o sol. Principalmente em locais mais quentes que possuam ambientes mais de verão. Preferindo sempre locais com sombra e mais arejados para possibilitar o melhor desenvolvimento possível.

Orquídea plantada em vaso de barro


Adubo


Para entender de fato como cuidar e plantar orquídeas em vasos é necessário entender como fazer a adubagem. Principalmente no começo do processo onde é uma boa oportunidade de fazer. Essa adubagem serve para nutrir a planta para conseguir crescer mais. Serve como uma forma de suplemento para elas.

O mais indicado é que faça com adubo orgânico. Que pode ser facilmente encontrado além de ser a melhor opção para não prejudicar as plantas. Outro fator decisivo para escolher adubos orgânicos é pela falta de experiência em usar os adubos de maneira correta. Os orgânicos por exemplo tem de ser colocados no subtrato das plantas.

Com um intervalos que variam de acordo com o adubo e a espécie de planta. Sendo importante fazer ele até 2 vezes em um mês no início do plantio. Após isso fazer ele de forma mensal é o suficiente. Além dos orgânicos e químicos, existe ainda o adubo hidrossolúvel. Que são químicos e dissolvidos na água.

Abaixo vou deixar um vídeo do nosso canal ensinando como cuidar de orquídeas no vaso para você.

Ah e se você não é inscrito no canal se inscreva, sempre tem videos novos com dicas muito importantes que vão te ajudar bastante😉.



Tenho um convite para você


Se você quer ter as mais lindas orquídeas em sua casa, aquelas orquídeas que impressionam e fazem inveja a qualquer pessoa, eu convido você a conhecer o projeto Como Fazer a Sua Orquídea Florir.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais detalhes.

imagem Como ter orquídeas floridas o ano todo

Eu vou ficando por aqui espero que tenha gostado das nossas dicas... Até a próxima😘.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem