Como cuidar de orquídea Vanda - Saiba os cuidados especiais

A orquídea vanda é um tipo de flor que é muito admirada por cultivadores do mundo inteiro. Neste post você vai aprender como cuidar de orquídea vanda e como manter ela sempre linda e saudável.

Esse tipo de orquídea pode ser encontrado no mercado por um valor relativamente caro. Mas por ser muito bonita e resistente explica o preço. E se você é um apreciador de orquídeas, certamente vai gostar da Vanda.

A orquídea Vanda é uma das orquídeas mais fáceis de cuidar, mas pode precisar de alguns cuidados especiais. Confira a seguir dicas de como cuidar e manter sua orquídea Vanda sempre bonita.

3 Orquídeas vanda suspensas


Como regar a orquídea Vanda


A orquídea de tipo Vanda, diferente de outras orquídeas, adora água e deve ser molhadas com frequência.

A rega deve ser feita com um borrifador de água principalmente nas raízes. Elas devem ser regadas 3 vezes ao dia no verão ou em locais com temperaturas mais quente.

A rega deve ser feita no inicio da manhã e deve-se regar mais ou menos de 3 em 3 horas. Não as molhe com o sol muito quente pois o choque térmico pode provocar lesões que resultam em doenças na planta.

Molhe também o ambiente em dias mais quente para o manter úmido. Em épocas frias borrife a planta com água a cada dois dias.

A orquídea vanda deve ser molhada sempre da metade para baixo, pois nos outros locais é mais provável ataques de fungos e bactérias.

Não faça regas muito abundantes para evitar apodrecimento de raízes.

Temperatura


As vandas são uma das orquídeas mais resistentes. Porém as orquídeas não se dão tão bem com o frio. Se a temperatura cair muito é necessário proteger suas flores do vento.

A temperatura ideal é de 15 a 30 graus célsius. As orquídeas gostam de temperaturas amenas com uma luminosidade razoável. Se o clima for muito quente pode acabar deixando suas raízes muito secas e se for muito frio pode levar a fungos e doenças.

Adubação

Orquídea vanda



Esse tipo de orquídea requer um adubo frequente. Em épocas mais frias é preciso adubar toda a semana, enquanto em épocas quentes é preciso adubar de 15 em 15 dias.

O adubo ideal para ser usado é o NPK 15 30 20. A concentração maior de fósforo ajuda a manter o estimulo a floração da orquídea Vanda.

Para aplicar o adubo escolha o inicio da manhã ou o fim da tarde, quando o sol tende a ser mais ameno. Aplique com um borrifador nas raízes e caule, evitando as flores e botões.

Se você adubar e cuidar bem das suas orquídeas seguindo as recomendações daqui suas flores podem durar de um a dois meses. Contudo, as instruções devem ser seguidas à risca.

Substrato


Normalmente a vanda não gosta e não precisa de substratos por serem uma espécie de planta suspensa.

Podemos dizer que a Vanda é um tipo de orquídea incomum nesse quesito. Pois não precisa de substrato para aumentar ou baixar a umidade, fixar a orquídea no local ou fornecer nutrientes.

Na verdade, a orquídea vanda reage ao contrário. Pois, muitas vezes usar substrato, principalmente exageradamente, pode atrapalhar o desenvolvimento dessa planta.

Mas em alguns casos raros, o substrato pode ser necessário. Nesse caso, opte por brita, cascas de madeira ou musgo. Eles não são tão prejudiciais.

As vandas mais jovens podem receber e lidar melhor com o substrato. Por isso, evite em vandas já na fase adulta.

Luminosidade

Orquídea vanda ambiente interno


De modo geral, todas as orquídeas precisam de luminosidade, mas não gostam de luz direta. Com a orquídea Vanda não é diferente.

A luminosidade é algo muito importante para as orquídeas. Isso ajuda com que elas floresçam e cresçam bem.

A orquídea vanda suporta bem altas temperaturas. Mas apesar disso é recomendado que ela seja cultivada sob sombra.

Quando em ambientes interiores a orquídea vanda deve ficar perto de janelas com iluminações amenas. Mas é mais indicado que ela seja criada em ambientes exteriores.

É indicado que ela seja cultivada em um local fresco com boa luminosidade embaixo da sombra de uma árvore grande. Com uma boa iluminação e bons cuidados, sua orquídea Vanda pode florescer durante o ano todo.

Observe sempre as folhagens da orquídea. Se ela apresentar folhas amarelas e queimadas ela pode estar recebendo sol em excesso. E se suas folhas tiverem pontos pretos pode estar recebendo pouca iluminação.

Floração da orquídea Vanda


Assim como a maioria das orquídeas, a vanda ganha um grande destaque graças as suas lindas flores. Elas podem ser de cores variadas e atingem seu êxtase na fase adulta.

Esse tipo de orquídea pode florescer várias vezes ao ano. Mas em média floresce cerca de quatro vezes. Suas flores duram de um a dois meses logo antes de começarem a secar. Sendo que a adubação correta pode ajudar na floração.

Veja o vídeo publicado no nosso canal no youtube ensinando como cuidar de orquídeas vanda.



Tenho um convite para você

Se você quer ter as mais lindas orquídeas em sua casa, aquelas orquídeas que impressionam e fazem inveja a qualquer pessoa, eu convido você a conhecer o projeto Como Fazer a Sua Orquídea Florir.
Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais detalhes.


Eu vou ficando por aqui espero que tenha gostado das nossas dicas... Até a próxima😘.


Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem