Como cuidar de orquídea phalaenopsis - Dicas infalíveis

Para quem é iniciante em cuidar de flores, cuidar de uma orquídea pode ser um processo muito delicado, por isso então resolvi escrever este artigo para te ensinar como cuidar de orquídea phalaenopsis.

A orquídea é uma flor muito delicada e qualquer descuido já é o suficiente para fazer com que ela morra.

E você não quer isso, não é mesmo?😨

As orquídeas do tipo phalaenopsis é uma família com mais de 50 espécies. E hoje vamos ensinar os cuidados essenciais para manter essa flor linda.

Para saber mais continue lendo o artigo. Tenho certeza que essas dicas aqui vão te ajudar a cuidar melhor da sua phalaenopsis.

orquídea phalaenopsis flor rosa


Qual a iluminação ideal para sua orquídea phalaenopsis?


Existem plantas que precisam de uma luminosidade mais acentuada, enquanto outras preferem a meia sombra ou muita sombra.

As orquídeas são do grupo que precisam da meia sombra. A orquídea é uma flor que necessita de iluminação, mas ela não pode ser direta ou muito acentuada. Por isso, a meia sombra é o mais indicado.

Orquídeas em ambientes internos devem estar perto de janelas que recebam uma quantidade de luz razoável. Enquanto as orquídeas que ficam em ambiente exterior, por exemplo, devem ficar a sombra de uma árvore.

Se a sua planta possui aspecto amarelado nas folhas ela pode estar sendo queimada pelo sol e isso indica exposição excessiva. Tente sempre observar esse aspecto.

A orquídea phalaenopsis pode muito bem ser cultivada em apartamento se você tomar os cuidados corretos.

Ventilação da phalaenopsis


A orquídea phalaenopsis é uma planta que gosta de ventilação. A suas raízes precisam de circulação de ar. Mas isso não significa estar em contato com um vento forte, apenas uma brisa suave.

Vale ressaltar também que a orquídea não se dá bem com ventos artificiais. Então evite ventilador e ar condicionado.

orquídea phalaenopsis branca


Irrigação: descubra como regar corretamente 


A orquídea é uma das plantas que demanda mais cuidado na hora da rega. O excesso ou a falta pode significar a morte da mesma. Ainda que geralmente o excesso seja mais crítico.

A orquídea possui raízes muito delicadas e o mínimo excesso de água nas raízes pode significar o apodrecimento das mesmas.

O ideal é regar as orquídeas no início ou final do dia. Dependendo da época do ano, a orquídea pode ser regada apenas uma vez na semana.

Outro ponto a citar é a drenagem do vaso. O fundo do vaso deve possuir britas e o vaso bastante furos para o escoamento de água. Também é ideal que você não use pratos no vaso da orquídea.

Para saber se a orquídea necessita de rega sempre observe a terra onde ela está plantada. Enfie sempre o dedo até metade da terra e se ela estiver úmida não precisará de rega.

Se suas folhas estiverem com pontos pretos, pode significar que ela está recebendo excesso de água.

Se você quiser saber mais sobre como regar uma orquídea esse texto pode te ajudar.

Evitando doenças em orquídeas Phalaenopsis


Existem algumas dicas que podem ser essenciais para evitar doenças nas orquídeas phalaenopsis.

Sempre que você utilizar uma tesoura na orquídea é importante esterilizar a mesma. Você pode fazer isso levando a tesoura ao fogo até que ela fique com a cor alaranjada.

 Outra opção é que você deixe a tesoura em água sanitária por 25 minutos.

Esterilizar é essencial para não levar doenças ou fungos de uma planta para outra.

A orquídea é uma planta muita sensível a fungos e doenças. Por isso, tome cuidado para que o substrato que você utilizar seja também esterilizado e de boa qualidade.

Evite deixar outras plantas muito próximas da orquídea, isso pode evitar contaminação de doenças.

Flores da orquídea phalaenopsis


Poucas pessoas sabem, mas as orquídeas quando bem cuidadas podem florescer durante o ano todo.

Muitas pessoas acham que elas só florescem uma vez, mas estão erradas.

As orquídeas florescem naturalmente de agosto a abril. Nos outros meses elas tendem a não florescer. Mas isso pode ser revertido.

Se você aumentar a quantidade de fósforo e potássio presentes na terra a planta pode florescer. Para isso use o adubo NPK 10-30-20. Ele é encontrado facilmente em floriculturas ou mercados.

Aplique bem na terra na proporção recomendada pelo fabricante a cada 15 dias e se prepare para ter lindas flores de orquídeas durante todo o ano.


orquídea phalaenopsis flor azul

A orquídea Phalaenopsis e o Substrato


A orquídea é uma flor que demanda a utilização de um bom substrato. Eles podem ser algum dos seguintes:

Casca de pinus: Use as cascas de tamanho médio ou grande. As de tamanho pequeno retém água e isso não é bom para as raízes.

Palha de fibra de coco: Você deve se atentar para utilizar esse substrato apenas se for livre de resinas, pois as mesmas dificultam o desenvolvimento das raízes.

Se você optar por vaso ou placa deixe de molho por 15 dias para diminuir a concentração de taninos, que não é benéfico para a planta.

Pedra brita: A pedra de brita é uma das melhores para a drenagem. Deixe o fundo do vaso com no mínimo 2 dedos de pedra de brita.

Semente de açaí:  Lave bem a semente antes de usar e ferva por 15 minutos. Isso irá esterilizar e evitar que ela germine. Também é um ótimo substrato.

Para te ensinar ainda mais como cuidar de orquídea phalaenopsis vou compartilhar este infográfico do orquideasblog com você.

infográfico como cuidar de orquídeas phalaenopsis
Como cuidar de orquídeas - Fonte Orquideasblog


Aqui vai um vídeo que como se fosse um resumo deste artigo e pode te ajudar também.



Posso te contar um segredo sobre as orquídeas? 

Quer saber como eu faço para ter orquídeas floridas lindas e saudáveis o ano inteiro? 😉

Sabe aquelas orquídeas que impressionam e fazem inveja a qualquer pessoa, eu convido você a conhecer o projeto Como Fazer a Sua Orquídea Florir.

Clique aqui ou no botão abaixo para saber mais detalhes.



Bem essas foram nossas dicas deixe nos comentários a sua opinião, respondo todos prometo.

Deixe seu comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem